top of page
Buscar

Como escolher a raça certa para você?

  • caniliwanaga
  • 16 de mar. de 2024
  • 3 min de leitura

ree


É muito comum a escolha do animal de estimação se dar pelas características físicas do mesmo. Esse é um critério relevante, porém não deve ser o único a ser levado em consideração. É importante pensar, além de quais características físicas e comportamentais que você deseja que o seu cachorro tenha, mas também sobre o porte (pequeno, médio ou grande porte), se quer que ele seja companheiro, brincalhão ou um cão de guarda, agitado ou calmo, dentre outros.


O grande segredo é a compatibilidade do animal com seu estilo de vida e também com o ambiente.

Ao escolher um novo cachorro, baseie-se sempre no seu estilo de vida e no tempo que terá disponível para cuidar dele. Uma ótima dica é pesquisar algumas raças, sempre focando no nível de exercício que ele deve praticar, nos cuidados necessários com os pelos, na sociabilidade, na disposição e na docilidade.


Nós, do Canil Iwanaga, especiaistas nas raças Spitz Alemão (Lulu da Pomerânea) e Shih Tzu, separamos os grupos baseados nas características mais marcantes, e que podem dar um norte na escolha do seu pet:


Grupo dos Toys:


As raças pertencentes a essa categoria são Chihuahua, Lulu da Pomerânia, Maltês, Pequinês, Shih Tzu Pinscher e Pug. Diferentemente dos outros grupos citados até aqui, as raças do grupo dos toys foram criadas principalmente para fazerem companhia aos seres humanos, sem terem que exercer nenhuma função ou trabalho para ajudar seus donos. Em sua maioria, são cachorros de pequeno porte e que apreciam muito estar sempre perto de seus donos.


Grupo dos Esportistas:


Fazem parte desse grupo cães das raças Golden Retrivier, Labrador, Fox Paulistinha, Cocker Spaniel, Pointer Inglês, entre outras. São animais que, em sua origem, foram criados com a função de ajudar na caça. Para eles, o trabalho de localizar, capturar e buscar as presas é como um esporte que eles adoram. Os cachorros das raças pertencentes a esse grupo são bastante companheiros, têm muita energia, são rápidos e possuem o faro aguçado. São indicados para pessoas que querem um cão animado e educado e que tenham bastante espaço em casa para o cachorro se exercitar ou possuem muita disposição para brincar e passear.


Grupo dos Hounds:


Algumas das raças que fazem parte dessa categoria são Basset Hound, Beagle, Dachshund e Whippet. Os cachorros do grupo dos hounds também eram caçadores e perseguiam suas presas. Possuem visão e olfato bem apurados. Geralmente são agitados e precisam gastar bastante energia.


Grupo dos Trabalhadores:


Raças como Akita, Boxer, Doberman, Fila Brasileiro, Husky Siberiano e São Bernardo são alguns exemplos dessa categoria. Os cães do grupo dos trabalhadores foram criado para ajudar os humanos em diversas tarefas, como guardar propriedades e rebanhos, puxar trenós e resgatar pessoas e animais.


Grupo dos Pastores:


Fazem parte desses grupo as raças Pastor Alemão, Border Collie e Pastor de Shetland. Esses animais foram criados para ajudar os humanos a pastorear rebanhos e até hoje eles são usados nessa função. Para exercer esse tipo função, é preciso ter um grande vigor físico. Por isso, não é de se estranhar que os cães desse grupo tenham alto nível de energia. Os donos desses animais devem estimular atividades que o ajudem a se exercitar para evitar que a energia acumulada cause problemas comportamentais.


Grupo dos Terriers:


As raças mais conhecidas desse grupo são Bull Terrier, Boston Terrier, Jack Russel Terrier, Pit Bull e Schnauzer. Na natureza, os cachorros pertencentes a esse grupo são ótimos caçadores, principalmente de roedores e pequenos mamíferos. Para conseguir pegar suas presas, eles precisavam cavar profundamente a terra para encontrá-los. Devido a essa herança ancestral, os terriers são conhecidos por gostarem muito de cavar e possuem alta energia. Ou seja, ao escolher ter um cachorro desse grupo em sua família você deverá ter em mente que ele precisará de muito exercício físico e um pedaço de terra onde possa cavar a vontade.


Grupo dos Não-esportistas:


São classificados como não-esportistas o Buldogue Francês, Chow Chow, Dálmata, Lhasa Apso, Poodle, entre outros. Entram nesse grupo as raças que não se encaixam nas outras categorias, por isso possuem caracterísitcas e personalidades muito variadas.


A escolha da raça e do perfil comportamental do cachorro que mais combine com sua rotina e de sua família é um dos fatores mais importantes para uma relação entre humanos e animais agradável e satisfatória.


 
 
 

Comentários


bottom of page