Guia para receber seu filhote de cachorro em casa
- caniliwanaga
- 5 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de set. de 2023
A família aumentou e agora?

O que fazer ao trazer o novo amigo para casa? Sabemos que esse é um dos momentos mais marcantes da vida de um tutor. A chegada de um cachorro filhote é cheia de emoções, mas também cheia de responsabilidades. Além das preocupações em deixar um espaço confortável, os cuidados com cachorro filhote são extensos. Espaço adequado, alimentação e itens para o pet, ter certeza de que a saúde dele está em dia… Mas tudo isso vale a pena diante da fofura e alegria que eles trazem!
Por isso, para ajudar os filhotinhos e tutores a passarem por esses momentos de maneira mais confiante, já que é normal estranharem o ambiente novo e sentirem assustados, nós do Canil Iwanaga, especializado em filhotes de alto padrão, elaboramos um guia com dicas úteis para essa nova fase da família.
Preparando a casa para a chegada do filhote
Tudo o que é novo assusta, mas com algumas atitudes simples, você pode tornar a chegada de seu novo filho de quatro patas bem mais fácil. Por mais que você esteja ansioso para levar seu amigo para casa, a idade mínima adequada para adoção é 45 dias. Esse é um tempo necessário para o cachorro conviver com a mãe e os irmãos, além de passar pelo período de amamentação.
Para ajudar na hora da adaptação, solicite, se possível, algum objeto (uma manta, por exemplo) que tenha sido usado pela mãe do filhote. O cheiro da família vai ajudar no acolhimento.
Já prepare os itens essenciais para o recém-chegado, como: ração que já faz uso e indicada para a idade; caminha; comedouro e bebedouro para pet; brinquedos para cachorro filhote. Além dos preparos práticos, lembre-se também de se preparar psicologicamente, pois os tutores também precisam se adaptar. Sua rotina e hábitos vão passar por uma grande mudança. Mas saiba: sua vida será muito melhor com um cachorro filhote!
Chegou o grande dia! O que fazer quando levar o cachorro filhote para casa?
Depois de muita espera, chegou o dia de buscar seu novo amigo! Marque de buscar o cachorro filhote o mais cedo possível. A noite é um período particularmente complicado. Por isso, o ideal é que o pet passe horas se acostumando antes de dormir. Agora que sua casa já está preparada, é só esperar o pet se acostumar e já começar a pensar em como adestrar o cachorro filhote.
De preferência, tenha o dia todo livre para ficar com seu novo filho de quatro patas. Ele está em um ambiente estranho, e receber carinho e atenção é essencial durante essa fase. Apresente a nova caminha do cachorro e, se possível, concentre suas atividades ali. Durante a noite, é comum que os pets se sintam inseguros. Por isso, é aconselhado que ele já se acostume com a cama.
Deixe seu amigo próximo a você, inclusive na hora de dormir. Lembre-se de que ele nunca dormiu sozinho, e essa pode ser uma experiência assustadora! Tenha em mente que o primeiro dia é o mais difícil. Se o seu filhote chorar, não significa que ele está triste. Mudanças nem sempre são fáceis de entender, especialmente para um cachorro recém-nascido.
Portanto, o processo de adaptação dura algum tempo, que pode variar de acordo com o cachorro. Mas esse período vai ajudar a fortalecer a relação com o tutor, por isso, tenha paciência e ofereça muito carinho.
E o que fazer depois?
O temido primeiro dia finalmente terminou, mas isso não quer dizer que a adaptação chegou ao fim. Pode ser que seu novo amigo ainda se sinta inseguro por alguns dias.
Então, dê a ele o tempo necessário e, aos poucos, vá dando mais autonomia e independência para o pet. Conforme o tempo passa, ele irá se acostumar mais com a rotina e a família.
Afaste a cama do cachorro da sua pouco a pouco. Especialistas recomendam mover a cama meio metro por noite, até chegar ao local ideal. Caso o pet chore muito, volte a cama apenas 25 cm e comece de novo. Seu cachorro filhote é fofinho, mas vocês dois precisam de seu próprio espaço!
Mantenha a alimentação adequada para a idade, cachorros filhotes precisam de uma nutrição específica para crescerem fortes e saudáveis. Por isso, ofereça a ele ração de cachorro filhote enquanto ele ainda estiver em fase de crescimento.
Leve o seu amigo ao veterinário regularmente. Além de acostumá-lo às visitas, a cartela de vacina para cachorro filhote tem que estar sempre em dia.
Seguindo as recomendações acima com seu cachorro filhote, logo ele estará se sentindo em casa! No entanto, lembre-se de que esse processo não é uma regra, e cada cãozinho pode ter suas particularidades.



Comentários