top of page
Buscar

Troca de pelo do Spitz Alemão, o que fazer?

  • caniliwanaga
  • 6 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

Os pelos do meu Spitz estão caindo! O que fazer?


A queda dos pelos do Spitz Alemão causa preocupação para a maioria do tutores, mas é apenas uma questão de falta de informação. Nós, do Canil Iwanaga, preparamos esse material para que os tutores não se preocupem nessa fase, que assusta de início pois o filhote fica esteticamente feio, mas que é super natural e sem mistérios.


É muito comum ter dúvidas sobre essa fase de queda de pelos. Segundo os profissionais da área, ela ocorre em períodos específicos, geralmente quando o filhote se torna adulto e em algumas estações do ano, normalmente no verão, pois o animal não precisa mais de tantos pelos.


Quando ocorre a troca de pelagem, o filhote geralmente muda de cor, pois os pelos de adulto começam a nascer. A cor definitiva só fixa após um ano e meio. Nesse período é importante aumentar a escovação para evitar que fios mortos se fixem nos outros e formem nós e que tufos de pelo caiam pela casa. Os especialistas recomendam nunca usar escovas com bolinhas de plástico nas pontas ou rasqueadeiras. Isso porque as escovas com bolinhas de plástico nas pontas quebram o pelo e também podem machucar o spitz. Já as rasqueadeiras também não são indicadas para serem utilizadas no dia a dia, pois quebram o fio do subpelo.


A pelagem do spitz consiste em dois tipos diferentes: o pelo e o subpelo. O primeiro é o fio longo, que conseguimos enxergar ao olhar para o cão. Geralmente, tem um toque mais áspero, que dá a aparência de pelo “espetadinho”. Já o segundo é bem macio, fininho e tem uma textura mais volumosa. Para enxergá-lo, primeiro, é necessário afastar o pelo que fica mais próximo à pele. Geralmente, o subpelo é mais abundante e requer mais cuidado.


A pelagem dupla proteje o cão não só do frio, mas também do calor, pois cria uma camada protetora, impedindo os raios solares de chegarem na pele do animal, ou seja, funciona exatamente como um isolante térmico.


Como a pelagem do Spitz é dupla, ela costuma ser longa e fina, o que os torna extremamente suscetíveis a nós e emaranhados difíceis de desatar. Nesse caso é necessária uma cautela extra, pois penteá-los pode ser muito doloroso se feito de uma maneira incorreta. Não escove seu pet com pressa, tome o tempo que precisar, mas faça-o aos poucos e com calma, cada parte por vez mecha por mecha.


No geral, um Spitz adulto não necessita de muita escovação, praticamente uma vez por semana é suficiente, mas o filhote na fase de troca de pelo necessita de mais escovação, como por exemplo, um dia sim e outro não.

 
 
 

Comentários


bottom of page